Termos e Condições

Este documento estabelece as condições no âmbito da disponibilização de um serviço de intermediação de compra e venda de roupa e acessórios através de meios online. 

A REPARASLOWFASHION, Lda (doravante designada por RE.para) consiste numa sociedade por quotas, com o NIPC 516247999 com sede na Rua Cabo da Boa Esperança, N.º 6-D 2805-106 Almada, e que tem como principal objetivo o comércio de vestuário em segunda mão através de plataforma eletrónica própria.

Para poder utilizar os serviços disponibilizados pela RE.para, é necessário que esteja de acordo com estes Termos. Qualquer utilizador ou cliente que faça um pedido de recolha de roupa e/ou compre artigos através da nossa plataforma e respetivas redes sociais, declara que aceita os Termos e Condições aqui descritos. 

A RE.para não é responsável por qualquer dano causado por cibercrime, vírus, ataques informáticos e phising ou malware, ocorrido por intermédio da nossa plataforma de forma ilegal, qualquer pessoa, individual ou coletiva, que opere e tente representar-se ilegalmente e sem autorização da RE.para, todo o extravio de vestuário e acessórios que seja alheio à sua responsabilidade e cujo serviço tenha sido contratado a um terceiro. 

A RE.para compromete-se a não realizar publicidade enganosa. Contudo, caso tenha ocorrido algum erro numérico e/ou alfabético que seja detetado por meio dos utilizadores, esta assume o compromisso de o corrigir assim que tenha conhecimento do mesmo. 

Decorre da responsabilidade fiscal do utilizador o pagamento de todo e qualquer obrigação legal resultante da venda de vestuário ou outro qualquer artigo intermediado pela RE.para.

A RE.para disponibiliza uma plataforma online alojada no site repara-slowfashion.pt, onde qualquer pessoa singular tem a possibilidade de proceder à venda e compra das suas peças de vestuário.

O Vendedor é qualquer pessoa singular que utilize a Plataforma para obter um ganho, decorrente da rentabilização de bens já utilizados ou usados, de forma a recuperar parte do seu valor.

A RE.para oferece uma possibilidade de venda destinada a pessoas que:

  • Tenham peças de vestuário em ótimo estado e que, por algum motivo, pretendam vendê-las;
  • Reconheçam o serviço prestado pela RE.para e estejam dispostas a partilhar uma percentagem do valor de venda, caso uma ou várias das suas peças sejam vendidas através da plataforma RE.para.

Para efeitos de utilização deste serviço, as peças de vestuário serão recolhidas por um membro da equipa RE.para na morada indicada pelo Vendedor ou entregues pelo Vendedor num dos pontos de recolha disponíveis. Aquando o recebimento das peças de roupa, a RE.para dará início ao processo de colocação na sua Plataforma.

Assim, para vender roupa na RE.para o Vendedor deve:

a) Preencher o formulário de envio disponível em repara-slowfashion.pt/vender. No preenchimento do Formulário, o Vendedor deverá indicar o nome, endereço de e-mail, telefone, número de peças que irá enviar (mínimo 5 e máximo 20) e descrição detalhada de cada uma das peças, morada, número de identificação fiscal (NIF), assim como o IBAN de uma conta bancária para a qual a RE.para transferirá os montantes referentes às vendas de artigos de vestuário entregues pelo Vendedor;

b) Após submissão do formulário em repara-slowfashion.pt/vender, o Vendedor aguarda o contacto via e-mail da equipa da RE.para para prosseguir com o processo de recolha;

c) A equipa irá enviar, por email, um código de recolha ao Vendedor. Este deverá constar no exterior da caixa/saco a preparar pelo Vendedor contendo a totalidade das peças que queira entregar à RE.para, conforme indicado no Formulário previamente submetido;

d) Na caixa/saco com a roupa, o Vendedor pode, se assim o desejar, juntar uma folha com a descrição das peças e dos preços originais;

e) No prazo de 5 dias úteis, a partir da data de recolha da roupa, o Vendedor receberá um email com a relação das peças não aceites e as peças aceites e os respetivos valores de avaliação de cada uma das peças. O Vendedor terá 5 dias úteis para aprovar esses preços. Se após 5 dias úteis do envio do e-mail a RE.para não obtiver qualquer resposta, esta assumirá que o Vendedor aceita os preços sugeridos.

f) Após 12 meses da data de recolha da roupa, as peças de vestuário não vendidas poderão ser removidas da Plataforma pela RE.para e devolvidas ao Vendedor (mediante o pagamento dos portes de envio e uma comissão de gestão de €2,00/peça, à qual acresce IVA à taxa da lei em vigor) ou doadas a uma ou mais instituições de solidariedade social à escolha da RE.para, consoante as preferências do Vendedor indicadas no formulário de venda de roupa . O Vendedor receberá um email para confirmar a sua escolha e terá até 5 dias úteis para responder ao email de confirmação.

g) O Vendedor reconhece que por sua vontade pode retirar as suas peças de vestuário da Plataforma a qualquer momento, devendo suportar os custos de envio e uma comissão de gestão no valor de €2,00 por peça, à qual acresce IVA à taxa da lei em vigor.

h) Para efeitos de esclarecimento, o Vendedor reconhece e aceita que à RE.para não cabe qualquer obrigação perante o Vendedor de comunicar quais as peças doadas ou depositadas em contentor público, caso o Utilizador tenha selecionado a opção de doar as peças de roupa não vendidas. 

i) A RE.para fornece um serviço completo ao Vendedor, cobrindo todas as etapas necessárias de processamento e comercialização das peças de vestuário enviadas pelo Vendedor. Este processo inclui: Contacto com vendedores; receção das peças; análise e curadoria das peças; etiquetagem; produção para fotografia; fotografias (estúdio e/ou modelo fotográfico); tratamento das imagens; organização e gestão do stock; registo e importação das fotos das peças para o site; embalagem; envio por transportadora; gestão de devoluções; gestão financeira e transferência bancária para o Vendedor; comunicação com os clientes; gestão da plataforma; gestão das redes sociais; logística; despesas variadas: materiais de armazenamento, packaging, gestão do site e da Plataforma, comunicação, etc.

j) A RE.para considera essencial que todas as peças se encontrem em perfeitas condições para a venda, de acordo com os critérios de venda.

São aceites:

  1. Roupas, acessórios, malas, carteiras e calçado feminino em ótimo estado.
  2. Roupas, acessórios, malas, carteiras e calçado masculino em ótimo estado.
  3. Roupas com arranjos, faltando botões ou bordados tanto feminino como masculino.
  4. Marcas de qualidade e conhecidas pelo público.
  5. Peças limpas e lavadas.

Não serão aceites:

  • Peças com nódoas, odores desagradáveis, rasgões, manchas de resíduos, manchas amarelas.
  • Peças com tecido em mau estado ou aspeto gasto;
  • Roupas sem etiquetas de marca e tamanho;
  • Roupa íntima, roupa de dormir ou roupas de banho usados;
  • Roupas de casa (toalhas, lençóis, cobertores);
  • Bijuterias;
  • Falsificações;
  • Vestidos de noiva ou fatos de casamento.
  • Roupa de marcas próprias de grandes distribuidores, como por exemplo Primark, Modalfa/Continente, e similares.

l) A RE.para reserva-se no direito de rejeitar qualquer peça que não cumpra os critérios acima referidos ou outros que considere relevantes, sem necessitar de justificar essa mesma rejeição.

m) A RE.para reserva para si o exclusivo direito de atribuir um preço a cada peça entregue pelo Utilizador. Esta valorização é feita com base:

I. na marca da peça;

II. nos preços originais;

III. no estado de conservação da peça ou tempo de uso;

IV. na pesquisa de produtos comparáveis.

n) O preço de venda de uma peça usada pode variar entre 20% a 40% do valor de uma peça nova. Os preços de marca premium e luxo podem variar entre 30% a 60% do valor de uma peça nova.

o) O Vendedor pode solicitar uma redução de preço até 20% em comparação com o preço sugerido pela RE.para. Caso, a pedido do Vendedor, a nova valorização da peça reflita uma percentagem entregue ao Vendedor inferior à inicialmente definida, esta deverá ser aceite. Para efeitos de esclarecimento, o Vendedor aceita que não pode solicitar em qualquer momento, um aumento de preço para alguma de suas peças.

p) Após 30 dias da publicação de um artigo no site da RE.para, se essa peça não tiver sido vendida, a RE.para poderá ajustar seu preço para facilitar a venda. O Vendedor deverá concordar com o novo preço, sendo que a comissão da RE.para é recalculada sobre o novo preço de venda.

q) Quando a peça é vendida, o Vendedor receberá a sua parte e a RE.para recebe uma comissão pela intermediação da venda, conforme consta:

Valorização da PeçaPercentagem entregue ao Vendedor
0 – 19,99 €50%
20 € – 49,99 €60%
>50 €70%
Roupa Reabilitada10%

r) A estes valores acresce IVA à taxa de lei em vigor.

s) Após 30 dias da venda da peça (para prevenir eventuais devoluções), a RE.para transfere para o Vendedor os valores correspondentes à venda de suas peças de acordo com distribuição prevista na tabela acima. Esta transferência será processada na primeira semana de cada mês;

t). Os valores a serem pagos pela RE.para serão transferidos para o IBAN indicado pelo Vendedor no Formulário;

Para COMPRAR roupa na RE.para o Comprador deve:

a) Aceder a repara-slowfashion.pt;

b) Pesquisar, na página de loja, e utilizando os devidos filtros, as peças que procura;

c) Selecionar no catálogo o produto que deseja adquirir – na página do produto terá acesso ao nome, descrição, fotografias, estado e preço da peça;

d) Depois de selecionar a peça pretendida, o Comprador adiciona-a à sua encomenda, clicando em “Adicionar ao carrinho”;

e) De seguida, o Comprador poderá continuar a comprar ou finalizar a sua encomenda;

f) Para finalizar, o Comprador deve clicar no símbolo do carrinho de compras e finalizar;

g) O Comprador deve preencher criteriosamente a informação de contacto e endereço de envio, para evitar erros de envio;

h) Depois, deve selecionar o método de pagamento, verificar os dados e confirmar a encomenda.

Notas finais:

a) Existe um produto disponível por referência, ou seja, cada produto é único;

b) O Comprador paga uma taxa de envio e packaging no valor total de 3.99€ (IVA incluído);

c) As encomendas demoram entre 2 e 7 dias úteis a chegar ao destino;

d) A RE.para faz envios apenas para Portugal Continental;

e) Os portes de envios são oferecidos em compras superiores a €49,00 (quarenta e nove euros) para qualquer morada.

f) Devolução:

I. Se, por alguma razão, o Comprador não está satisfeito com a sua compra, tem a possibilidade de exercer o direito de devolver os artigos num prazo de 14 dias consecutivos após a data de receção do artigo.

II. Para devolver os artigos, o Comprador deverá, dentro do prazo acima mencionado, entrar em contacto com a RE.para via e-mail.

III. A devolução do(s) artigo(s) deverá ser feita pelo Comprador.

IV. Os produtos deverão devolver-se intactos e sem qualquer dano.

V. A devolução apenas se entenderá como concluída quando os artigos chegarem às instalações da RE.para. A RE.para não assumirá os possíveis custos ou incidentes que possam surgir do transporte dos artigos devolvidos, que serão da exclusiva responsabilidade do comprador.

VI. Cumprindo os pontos citados anteriormente, será realizada uma devolução de 100% do valor da compra.

VII. Se o Comprador solicitar uma devolução, a RE.para verificará o estado do(s) artigo(s) e, dependendo do cumprimento das condições mencionadas anteriormente, poderá ocorrer o seguinte:

1. O produto não cumpre as condições e por isso a devolução é rejeitada pela RE.para: neste caso o Comprador será contactado no prazo de 7 dias úteis e as peças ser-lhe-ão novamente enviadas. Todas as despesas geradas por este reembolso serão da responsabilidade do Comprador, incluindo o transporte desses artigos (do cliente para a RE.para e respetiva devolução), impostos ou taxas alfandegárias, quando aplicável.

2. O produto está em conformidade com as condições mencionadas anteriormente e, portanto, a sua devolução é aceite pela RE.para. Neste caso, o Comprador receberá um email a informar que a devolução foi aceite e a RE.para irá proceder ao pagamento do valor dos itens devolvidos para o mesmo método de pagamento utilizado;

i) O Comprador pode exercer o seu direito à desistência;

ii) As compras cujas entregas ainda não foram geridas dão-se como “Abertas” no Histórico de Compras do Comprador e poderão ser canceladas diretamente pelo mesmo, através do botão “Cancelar”;

iii) Para as compras já enviadas, as devoluções serão realizadas conforme o procedimento acima descrito.

g) Caso não esteja satisfeito com o serviço da RE.para pode efetuar a sua reclamação por escrito no Livro de Reclamações online. Pedimos que antes de efetuar uma reclamação, procure esclarecer-se primeiro sobre o assunto que motivou o seu desagrado. Para tal, entre em contacto com a nossa equipa através do e-mail hello@repara-slowfashion.pt

h) A RE.para, reserva-se ao direito de suspender o acesso ao site, sem aviso prévio, por razões técnicas ou por qualquer outro motivo, e também pode modificar unilateralmente as condições de acesso, como a totalidade ou parte dos conteúdos nela incluída.

i) A RE.para, pode interromper o serviço para qualquer utilizador que faça uso anti-ético, ofensivo, ilegal ou incorreto do conteúdo ou dos serviços e/ou contrário aos interesses da Empresa.

j) No caso de encerramento de toda a atividade, será dada a opção aos vendedores sobre se pretendem a devolução de todas as peças, assumindo por esta via os custos de transporte adstritos ao envio da roupa ou se, por outro lado, pretendem doar as peças. Neste caso, se, no prazo de 10 dias subsequentes ao envio do e-mail, algum vendedor não se pronunciar, é assumido tacitamente que pretendem doar as peças.